APOSTILA SUFRAMA 2013 ADMINISTRADOR

Disponibilidade: Em estoque

De: R$40,00

Por: R$33,99

APOSTILA SUFRAMA 2013 ADMINISTRADOR

Detalhes

NOSSAS APOSTILAS SÃO DIGITAIS, ENVIADAS PARA SEU E-MAIL ATRAVÉS DE UM LINK PARA DOWNLOAD, APÓS CONFIRMAÇÃO DO PAGAMENTO.
A APOSTILA CONTÉM MAIS DE 1000 PÁGINAS DE
TEORIA + APOSTILAS BÔNUS GRÁTIS

 

CONTEÚDO DA APOSTILA

 

 

 

CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA OS CARGOS

 

DE NÍVEL SUPERIOR

 

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação

 

de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros

 

textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 3.1 Emprego das letras. 3.2

 

Emprego da acentuação gráfica. 4 Domínio dos mecanismos de coesão

 

textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição

 

e repetição, de conectores e outros elementos de sequenciação textual.

 

4.2 Emprego/correlação de tempos e modos verbais. 5 Domínio da

 

estrutura morfossintática do período. 5.1 Relações de coordenação

 

entre orações e entre termos da oração. 5.2 Relações de subordinação

 

entre orações e entre termos da oração. 5.3 Emprego dos sinais de

 

pontuação. 5.4 Concordância verbal e nominal. 5.5 Emprego do sinal

 

indicativo de crase. 5.6 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescritura

 

de frases e parágrafos do texto. 6.1 Substituição de palavras ou

 

de trechos de texto. 6.2 Retextualização de diferentes gêneros e níveis

 

de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação

 

da Presidência da República). 7.1 Adequação da linguagem ao

 

tipo de documento. 7.2 Adequação do formato do texto ao gênero.

 

RACIOCÍNIO LÓGICO: 1 Estruturas lógicas. 2 Lógica de

 

argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 3 Lógica

 

sentencial (ou proposicional). 3.1 Proposições simples e compostas.

 

3.2 Tabelas-verdade. 3.3 Equivalências. 3.4 Leis de De Morgan.

 

3.5 Diagramas lógicos.4 Lógica de primeira ordem. 5 Princípios

 

de contagem e probabilidade. 6 Operações com conjuntos. 7 Raciocínio

 

lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.

 

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO: 1 Ética e moral. 2 Ética,

 

princípios e valores. 3 Ética e democracia: exercício da cidadania. 4

 

Ética e função pública. 5 Ética no Setor Público. 5.1 Decreto nº

 

1.171/1994 (Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil

 

do Poder Executivo Federal). 5.2 Lei nº 8.112/1990 e alterações:

 

regime disciplinar (deveres e proibições, acumulação, responsabilidades,

 

penalidades) 5.3 Lei nº 8.429/1992: disposições gerais, atos de

 

improbidade administrativa.

 

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL: 1 Constituição

 

da República Federativa do Brasil de 1988. 1.1 Princípios fundamentais.

 

2 Aplicabilidade das normas constitucionais. 2.1 Normas

 

de eficácia plena, contida e limitada. 2.2 Normas programáticas. 3

 

Direitos e garantias fundamentais. 3.1 Direitos e deveres individuais e

 

coletivos, direitos sociais, direitos de nacionalidade, direitos políticos,

 

partidos políticos. 4 Organização político-administrativa do Estado.

 

4.1 Estado federal brasileiro, União, estados, Distrito Federal, municípios

 

e territórios. 5 Administração pública. 5.1 Disposições gerais,

 

servidores públicos. 6 Poder executivo. 6.1 Atribuições e responsabilidades

 

do presidente da República.

 

NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: 1 Estado, governo

 

e administração pública: conceitos, elementos, poderes, natureza,

 

fins e princípios. 2 Direito administrativo: conceito, fontes e

 

princípios. 3 Ato administrativo. 3.1 Conceito, requisitos, atributos,

 

classificação e espécies. 3.2 Invalidação, anulação e revogação. 3.3

 

 

Prescrição. 4 Agentes administrativos. 4.1 Investidura e exercício da

 

função pública. 4.2 Direitos e deveres dos funcionários públicos;

 

regimes jurídicos. 4.3 Processo administrativo: conceito, princípios,

 

fases e modalidades. 4.4 Lei nº 8.112/1990 e alterações. 5 Poderes da

 

administração: vinculado, discricionário, hierárquico, disciplinar e regulamentar.

 

6 Princípios básicos da administração. 6.1 Responsabilidade

 

civil da administração: evolução doutrinária e reparação do

 

dano. 6.2 Enriquecimento ilícito e uso e abuso de poder. 6.3 Improbidade

 

administrativa: sanções penais e civis (Lei nº 8.429/1992 e

 

alterações). 7 Serviços públicos: conceito, classificação, regulamentação,

 

formas e competência de prestação. 8 Organização administrativa.

 

8.1 Administração direta e indireta, centralizada e descentralizada.

 

8.2 Autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades

 

de economia mista. 9 Controle e responsabilização da administração.

 

9.1 Controle administrativo. 9.2 Controle judicial. 9.3 Controle legislativo.

 

9.4 Responsabilidade civil do Estado. 10 Licitação pública.

 

10.1 Modalidades, dispensa e inexigibilidade. 10.2 Pregão. 10.3 Contratos

 

e compras. 10.4 Convênios e termos similares. 11. Lei nº

 

9.784/1999.

 

 

 

 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA OS

 

CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

 

 

 

CARGO 1: ADMINISTRADOR

 

 

 

I ADMINISTRAÇÃO GERAL: 1 Evolução da administração.

 

 

 

1.1 principais abordagens da administração (clássica até contingencial).

 

 

 

1.2 Evolução da administração pública no Brasil (após

 

 

 

1930); reformas administrativas; a nova gestão pública. 2 Processo

 

 

 

administrativo. 2.1 Funções de administração: planejamento, organização,

 

 

 

direção e controle. 2.2 Processo de planejamento. 2.2.1 Planejamento

 

 

 

estratégico: visão, missão e análise SWOT. 2.2.2 Análise

 

 

 

competitiva e estratégias genéricas. 2.2.3 Redes e alianças. 2.2.4 Planejamento

 

 

 

tático. 2.2.5 Planejamento operacional. 2.2.6 Administração

 

 

 

por objetivos. 2.2.7 Balanced scorecard. 2.2.8 Processo decisório.

 

 

 

2.3 Organização. 2.3.1 Estrutura organizacional. 2.3.2 Tipos de departamentalização:

 

 

 

características, vantagens e desvantagens de cada

 

 

 

tipo. 2.3.3 Organização informal. 2.3.4 Cultura organizacional. 2.4

 

 

 

Direção. 2.4.1 Motivação e liderança. 2.4.2 Comunicação. 2.4.3 Descentralização

 

 

 

e delegação. 2.5 Controle. 2.5.1 Características. 2.5.2

 

 

 

Tipos, vantagens e desvantagens. 2.5.3 Sistema de medição de desempenho

 

 

 

organizacional. 3 Gestão da qualidade e modelo de excelência

 

 

 

gerencial. 3.1 Principais teóricos e suas contribuições para a

 

 

 

gestão da qualidade. 3.2 Ferramentas de gestão da qualidade. 3.3

 

 

 

Modelo da fundação nacional da qualidade. 3.4 Modelo de gespublica.

 

 

 

4 Gestão de projetos. 4.1 Elaboração, análise e avaliação de

 

 

 

projetos. 4.2 Principais características dos modelos de gestão de projetos.

 

 

 

4.3 Projetos e suas etapas. 5 Gestão de processos. 5.1 Conceitos

 

 

 

da abordagem por processos. 5.2 Técnicas de mapeamento, análise e

 

 

 

melhoria de processos. 5.3 Processos e certificação ISO 9000:2000.

 

 

 

II GESTÃO DE PESSOAS: 1 Conceitos, importância, relação

 

 

 

com os outros sistemas de organização. 2 Fundamentos, teorias

 

 

 

e escolas da administração e o seu impacto na gestão de pessoas. 3

 

 

 

Função do órgão de recursos humanos. 3.1 Atribuições básicas e

 

 

 

objetivos. 3.2 Políticas e sistemas de informações gerenciais. 4 Comportamento

 

 

 

organizacional. 4.1 Relações indivíduo/organização. 4.2

 

 

 

Liderança, motivação e desempenho. 4.3 Qualidade de vida. 5 Competência

 

 

 

interpessoal. 6 Gerenciamento de conflitos. 7 Gestão da

 

 

 

mudança. 8 Recrutamento e seleção. 8.1 Tipos de recrutamento: vantagens

 

 

 

e desvantagens. 8.2 Técnicas de seleção: vantagens, desvantagens

 

 

 

e processo decisório. 9 Análise e descrição de cargos: objetivos,

 

 

 

métodos, vantagens e desvantagens. 10 Gestão de desempenho.

 

 

 

10.1 Objetivos. 10.2 Métodos de avaliação de desempenho:

 

 

 

características, vantagens e desvantagens. 11 Desenvolvimento e capacitação

 

 

 

de pessoal. 11.1 Levantamento de necessidades. 11.2 Programação,

 

 

 

execução e avaliação. 12 Administração de cargos, carreiras

 

 

 

e salários. 13 Gestão por competências. 14 Lei nº 8.112/1990

 

 

 

 

 

(direitos, deveres e responsabilidades dos servidores públicos civis).

 

 

 

15 Tendências em gestão de pessoas no setor público.

 

 

 

III LEGISLAÇÃO APLICADA À SUFRAMA: 1 Art. 40 e

 

 

 

92 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT). 2

 

 

 

Decreto Lei nº 288/1967. 3 Decreto Lei nº 356/1968. 4 Decreto nº

 

 

 

61.244/1967. 5 Lei Complementar nº 134/2010. 6 Decreto nº

 

 

 

7.138/2010. 7 Decreto nº 7.139/2010. 8 Lei nº 11.077/2004. 9 Lei nº

 

 

 

8.387/1991. 10 Decreto nº 6.008/2006. 11 Lei nº 9.960 /2000. 12

 

 

 

Resolução CAS nº 203/2012

 

 

Tags do Produto

Compartilhe
Indique este produto