APOSTILA IFBA 2014 Secretário Executivo

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APOSTILA IFBA 2014 Secretário Executivo

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CONTEÚDO DA APOSTILA

 

Língua Portuguesa (comum aos cargos de Nível E, Nível D e Nível C)

 

 

 

1. Compreensão e interpretação de textos literários e/ou informativos, extraídos de livros, revistas e

 

 

 

jornais. 2. Interpretação de textos verbais, não-verbais e mistos: quadrinhos, tiras, outdoors, propagandas,

 

 

 

anúncios, etc. 3. Nova ortografia. 4. Acentuação gráfica. 5. Pontuação. 6. Crase. 7. Pronomes: emprego,

 

 

 

formas de tratamento e colocação. 8. Morfossintaxe: classes de palavras: estrutura, formação, flexão e

 

 

 

emprego no contexto da enunciação. 9. Frase, oração e período. 10. Termos da oração e suas funções

 

 

 

morfossintáticas. 11. Relações sintático-semânticas entre as orações de um período. 12. Processo de

 

 

 

coordenação e de subordinação. 13. Sintaxe de concordância e regência. 14. Semântica: sinônimos e

 

 

 

antônimos. 15. Conotação e denotação. 16. Figuras de Linguagem. 17. Redação de correspondências oficiais.

 

 

 

 

Raciocínio Lógico (comum aos cargos de Nível E, Nível D e Nível C)

 

 

 

1. Compreensão de estruturas lógicas. 2. Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e

 

 

 

conclusões. 2.1. Operações com Conjuntos. 2.2. Análise das Proposições com conectivos “e”, “ou”,

 

 

 

“se...então...”, “...se e somente se...”. 2.3. Análise dos Quantificadores “Todo”, “Algum” e “Nenhum”. 2.4

 

 

 

Equivalência e Negação de Proposições.

 

 

 

 

 

Informática (comum aos cargos de Nível E, Nível D e Nível C)

 

 

 

1. Microsoft Office 2007: Conceitos e modos de utilização dos aplicativos Word e Excel. 2. BR Office

 

 

 

3.0: Conceitos e modos de utilização dos aplicativos editores de textos Writer e planilhas eletrônicas Calc. 3.

 

 

 

Conceitos de Internet e Intranet, modos de utilização de ferramentas e aplicativos de navegação, de correio

 

 

 

eletrônico, de grupos de discussão, de busca e pesquisa. 4. Sistema operacional Windows XP. 5.

 

 

 

Procedimento para realização de cópia de segurança (backup). 6. Conceitos de tecnologia de informação:

 

 

 

Sistemas de Informações e Conceitos básicos de Segurança da Informação.

 

 

 

 

Legislação Básica Aplicada à Administração Pública (comum aos cargos de Nível E, Nível D e Nível

 

 

 

C)

 

 

 

1. Constituição Federal de 1988: 1.1. Dos Princípios Fundamentais (arts. 1º ao 4º). 1.2. Dos Direitos e

 

 

 

Garantias Fundamentais (arts. 5º ao 11). 1.3. Da Organização do Estado (arts. 37 ao 41). 1.4. Da Organização

 

 

 

dos Poderes (arts. 76 ao 84). 1.5. Da Ordem Social (arts. 193 ao 230). 2. Regime Jurídico dos Servidores

 

 

 

Públicos Civis da União (Lei nº 8.112/90) e suas alterações. 2.1. Das Disposições Preliminares. 2.2. Do

 

 

 

Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e Substituição. 2.3. Dos Direitos e Vantagens. 2.4. Do

 

 

 

Regime Disciplinar. 2.5. Do Processo Administrativo Disciplinar. 2.6. Da Seguridade Social do Servidor. 3.

 

 

 

Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto 1.171/94). 4.

 

 

 

Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação - PCCTAE (Lei nº 11.091/2005) e suas

 

 

 

alterações. 5. Lei nº 11.892/2008. 6. Estatuto do Instituto Federal da Bahia.

 

 

 

Conhecimentos Específicos

 

Secretário Executivo (código E-SECEXEC)

 

 

 

1. Legislação sobre a profissão de Secretário: regulamentação e código de ética profissional. 2. Noções

 

 

 

gerais sobre Administração: objetivos, princípios, funções e componentes do processo administrativo:

 

 

 

planejamento, organização, direção e controle. 3. Gestão empreendedora: conceitos e componentes. 4.

 

 

 

Técnicas e funções secretariais: organização, acompanhamento, clientes, agendamentos, reuniões, viagens,

 

 

 

eventos. 5. Organização laboral, automação e novos aplicativos e sistemas de informações voltados à área

 

 

 

secretaria. 6. Classificação de documentos e correspondência. 7. Rotinas de protocolo: expedição,

 

 

 

movimentação e arquivamento, tipos de arquivos, organização e administração de arquivos. 8. Conceitos de

 

 

 

atos administrativos. 9. Relacionamento interpessoal e mudança comportamental, inteligência emocional

 

 

 

ligada a técnicas de atendimento. 10. Gestão de Pessoas: Treinamento e desenvolvimento, avaliação de

 

 

 

desempenho, gestão por competências. 11. Comunicação e atendimentos. 12. Modernas tecnologias de

 

 

 

comunicação. 13. Cerimonial, etiqueta, eventos e as novas competências do profissional de secretariado. 14.

 

 

 

Marketing pessoal. 15. Assessoramento a executivos. 16. Atuação do secretário nas relações internacionais.

 

 

 

17. Planejamento, organização e execução de eventos empresariais, e todas as suas aplicações dentro do

contexto social/empresarial. 18. Lay out/Arranjo físico.

 

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